Oportaldenegocios.com

sexta-feira, 4 de março de 2011

Juro de Portugal alivia para baixo dos 7,5%

Depois de ter atingido ontem os 7,522%, numa reacção à eventual subida da refi já em Abril, o juro de Portugal está hoje a aliviar.

É que o juro das Obrigações do Tesouro portuguesas a 10 anos cedia hoje para 7,499%, após ter ontem encerrado nos 7,522%, depois do presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, ter sinalizado que uma subida da taxa principal dos juros na zona euro, a refi, pode ocorrer já em Abril.

Este recuo está a levar o 'spread', que é o diferencial em relação às 'bund' alemãs, até aos 418,517 pontos.

No mesmo sentido, a 'yield' da linha viva das OT portuguesas com a mesma maturidade aliviava para 7,4%. Contudo, apesar dos recuos, o certo é que o juro da dívida de Portgal já se mantem acima dos 7% há vinte e um dias consecutivos.

Olhando para os títulos de dívida portuguesa a cinco anos, verifica-se que o juro se mantém inalterado face ao dia de ontem, nos 7,326%.

O IGCP, instituto responsável pela gestão do crédito de Portugal, revelou ontem que pretende colocar no mercado entre 750 e 1.000 milhões de euros em obrigações do Tesouro a 2 anos na próxima quarta-feira. Trata-se do prazo mais barato, o único cuja taxa de juro no mercado secundário permanece abaixo dos 5%.
 

Fonte: Diário Económico

Sem comentários:

Enviar um comentário